Região registra 11 mortes por dengue e Guaíra lidera em óbitos
Sandra Moreno - 15 de maio de 2025

ALERTA: Casos são acompanhados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos
Compartilhar
Barretos confirma 3ª morte pela doença e município vizinho soma 5 vítimas fatais do mosquito
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) acompanha de perto a evolução dos casos de dengue nos 18 municípios da região. Segundo dados do Painel de Arboviroses, 7.693 casos positivos da doença foram confirmados nas primeiras 20 semanas epidemiológicas de 2025. Desses, 178 casos apresentaram sinais de alarme, 14 foram considerados graves, e 11 mortes foram confirmadas. Há ainda um óbito em investigação.
A cidade de Guaíra lidera o número de mortes causadas pela dengue, com 5 óbitos confirmados. Em seguida, aparece Barretos, com 3 mortes. As cidades de Cajobi, Colômbia e Olímpia registraram uma morte cada.
Desde fevereiro, São Paulo está em estado epidêmico, com forte incidência da doença em municípios do interior. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barretos, Carla Penha Andrade, alertou para a gravidade da situação:
“Os casos de dengue continuam acontecendo na nossa região. Já temos 11 óbitos este ano. Importante se faz o trabalho de prevenção, que envolve a eliminação de criadouros e a vacinação para adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou Carla.
Casos envolvendo crianças também preocupam. Em Barretos atualização de terça-feira (13), uma criança de 8 anos estava internada na Santa Casa com a doença. Já na segunda-feira (12), foi notificado o caso de um bebê de apenas 1 mês atingido pelo vírus. Este ano, o sorotipo 3 do vírus da dengue voltou a circular com maior intensidade. Isso representa um risco adicional, pois grande parte da população ainda não teve contato com esse sorotipo, o que aumenta a vulnerabilidade e a possibilidade de agravamento dos casos.