Rodeio Internacional terá disputa entre Brasil, México e Estados Unidos
Sandra Moreno - 28 de agosto de 2025

INTERNACIONAL: Diretor Marcos Abud em coletiva antes do inicio da competição internacional
Compartilhar
Competição começa nesta quinta (28) e reúne 35 competidores em busca da fivela e de R$ 382,5 mil em prêmios

Competidores dos Estados Unidos e México estão confirmados. Ao centro o brasileiro Alexandre Cardoso que se despede dos rodeios - Crédito: Guizy Fotos
A arena de Barretos volta a ser palco de grandes emoções a partir desta quinta-feira, 28 de agosto, com a abertura do 32º Barretos International Rodeo, uma das competições mais prestigiadas do calendário mundial. Até domingo (31), 35 competidores de Brasil, Estados Unidos e México vão disputar a consagração em montarias em touros e outras modalidades, além de uma premiação que soma R$ 382,5 mil.
De acordo com o diretor de Rodeio, Marcos Abud, o torneio reúne o que há de melhor nas arenas internacionais. “Temos touros de altíssimo nível e competidores consagrados. A arena vai receber mexicanos, americanos e os melhores brasileiros em uma disputa equilibrada e emocionante. O público pode esperar montarias que vão ficar na memória. O Rodeio Internacional é a prova da força de Barretos no cenário mundial”, destacou.
Entre os nomes confirmados estão os mexicanos Álvaro Alvarez Aguilar, vice-campeão de 2024, e Luis Eduardo Porto Perez, além dos norte-americanos Travis Briscoe e Dakota Tyrell Lewis. O Brasil terá como representante especial Alexandre Cardoso, que fez carreira nos Estados Unidos e escolheu Barretos para encerrar sua trajetória.
O diretor executivo da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), José Alexandre Paiva, reforçou a importância da competição dentro da festa que celebra 70 anos em 2025.
“Este é um momento histórico. O campeão de Barretos garante vaga para o The American Rodeo, nos Estados Unidos, que distribui mais de 2 milhões de dólares. É a coroação de um trabalho que fortalece cada vez mais o rodeio brasileiro. A fivela de Barretos é o sonho de qualquer competidor, ela representa para sempre a grandeza desse esporte”, afirmou.
O mexicano Álvaro Alvarez Aguilar, que no ano passado ficou em segundo lugar, volta mais confiante. “Para mim, Barretos é o rodeio mais importante da América Latina. Em 2024 fiquei muito perto do título, enfrentei um touro duríssimo. Agora volto preparado, quero chegar até a final e dar tudo para conquistar essa fivela”, disse.
DESPEDIDA
O brasileiro Alexandre Cardoso, que vive nos Estados Unidos desde 2010, fará em Barretos sua última montaria profissional. “Construí toda a minha carreira lá fora, mas sempre que eu dizia que era peão, me perguntavam: já montou em Barretos? Um competidor não pode encerrar a carreira sem passar por aqui. Sou quatro vezes finalista mundial, campeão de mais de 35 etapas nos EUA, mas escolhi Barretos para fechar esse ciclo. Quero sair da arena podendo dizer: já montei em Barretos”, afirmou emocionado.