Saúde na mesa: Manteiga ou margarina?
O Diário - 5 de setembro de 2025

Eitor Jacomini Severino, estudante do 3º período do curso de Medicina da Facisb, orientado pela profª Andrea Carla Celotto
Compartilhar
A manteiga é um produto milenar à base de gorduras de origem animal, obtida a partir do leite, enquanto as margarinas são gorduras vegetais produzidas por uma tecnologia mais recente. Mas afinal, qual desses alimentos é mais saudável?
Por mais que os produtos sejam similares e até existam margarinas sabor manteiga, a tabela nutricional desses alimentos difere bastante, principalmente no que diz respeito ao tipo de gordura presente em cada um. Durante muito tempo, as margarinas eram tratadas como prejudiciais à saúde, por conterem maior teor de gordura trans do que a manteiga, gordura essa que está relacionada com doenças do coração. Atualmente, essa afirmação não é mais verdadeira, pois as margarinas de hoje são feitas por um processo diferente, que não gera gordura trans, tornando-as menos prejudiciais à saúde. Além disso, as gorduras presentes na margarina são em sua maioria insaturadas, diferente da manteiga, rica em gorduras saturadas. Essas gorduras saturadas estão relacionadas com o aumento do LDL, o famoso colesterol “ruim”, que contribui para a formação de placas de gordura nas artérias. A partir disso, podemos entender que as margarinas de nova geração possuem gorduras insaturadas que são menos prejudiciais do que as gorduras saturadas presentes na manteiga, além de oferecerem menos gordura trans.
Por isso, o consumo moderado de margarina é uma alternativa menos prejudicial ao consumo de manteiga, por conter menos gorduras ruins. Atualmente, existem no mercado opções de margarinas sem gordura trans enriquecidas com vitaminas e ômega 3, o que as torna mais interessantes para aqueles que se preocupam com a saúde, mas não abrem mão de um pão na chapa.