Saúde orienta população a doar sangue antes de se imunizar
luis.martins - 23 de abril de 2025

Hemonúcleo do Hospital de Amor de Barretos é ponto de doação de sangue (Foto - Tininho Júnior)
Compartilhar
Com o avanço das campanhas de imunização, a secretaria estadual da Saúde orienta a população a doar sangue antes, já que alguns imunizantes impedem a doação por até quatro semanas. É importante que todos se informem sobre a pausa entre a imunização e a doação de sangue, por isso, a recomendação é realizar a coleta antes de atualizarem a carteirinha de vacinação. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Em Barretos, as doações de sangue podem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital de Amor.
Entre as vacinas que precisam de intervalo estão a vacina contra gripe, com espera de 48 horas; contra a Covid-19, sete dias; já contra dengue e febre amarela, o período é de quatro semanas.
Atualmente, o estoque de sangue do Estado está em situação crítica com falta de sangue O negativo. Esse déficit nos hemocentros compromete o atendimento nos hospitais e unidades de saúde, aumentando o risco de cancelamento de cirurgias.
REQUISITOS
Os principais requisitos para doação de sangue são os seguintes: estar em boas condições de saúde; estar alimentado; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg; além de apresentar um documento de identidade original com foto recente que permita a identificação do candidato.
Também é recomendado que o doador evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>