Esqueci minha senha
Saúde orienta sobre protocolo testagem para identificar casos de dengue

Adelaide Lavanini - 11 de fevereiro de 2024

Saúde orienta sobre protocolo testagem para identificar casos de dengue

CONDUTA: Nebulização é realizada pelo Controle de Vetores quando um caso suspeito é notificado

Compartilhar


Orientação é que exame deve ser feito a partir do sexto dia de sintomas

A secretaria de Saúde de Barretos está empenhada nas ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue e outras doenças.A pasta esclareceu sobre o protocolo para a realização do exame para diagnóstico de dengue, que deve ser feito a partir do sexto dia de sintomas.
A orientação é que as pessoas com suspeita da doença procurem as unidades de saúde para avaliação médica e encaminhamento para a testagem.


A secretaria informou que o exame para identificação da dengue pode ser colhido, em dias úteis, de segunda a sexta-feira no Postão e nas unidades dos bairros América, Marília e Zequinha Amêndola (Barretos II). O paciente com encaminhamento médico deve procurar uma dessas unidades entre 7 e 9 horas, considerando a data estipulada.


A secretária de Saúde, Graça Lemos, ressaltou a importância de seguir a instrução médica e procurar a unidade no devido momento para realizar o teste. O paciente pode passar, se necessário, por uma nova avaliação médica sobre como a doença está evoluindo. “Além de contribuir para que a Vigilância Epidemiológica consiga mapear de forma precisa em que locais da cidade casos estão sendo confirmados”, explicou.

Conduta


De acordo com a secretaria de Saúde, quando um caso suspeito é notificado o Controle de Vetores de Barretos realiza nebulização e intensifica as varreduras em quintais nos imóveis dos quarteirões próximos.
A confirmação de casos, a partir dos pacientes que seguem o encaminhamento e comparecem para realizar o exame, permite que a Vigilância Epidemiológica faça o mapeamento da dengue na cidade e adote medidas direcionadas em busca de diminuir a contaminação pela doença e evitar mortes.

Atendimento


Ao iniciar sintomas suspeitos de dengue, a orientação é que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima ou, se necessário, a UPA, onde o atendimento é 24 horas. O mesmo procedimento vale para outras doenças transmitidas pelo Aedes.