Esqueci minha senha
Sebastião Misiara é homenageado do Troféu Dom José de Mattos 2026

luis.martins - 29 de janeiro de 2026

Sebastião tem trajetória de destaque na imprensa e na vida pública

Sebastião tem trajetória de destaque na imprensa e na vida pública

Compartilhar


O jornalista e ex-vereador Sebastião Misiara é homenageado do Troféu Dom José de Mattos 2026, que chega à 35ª edição. Iniciativa do Grupo Monteiro de Barros, o evento comunitário e filantrópico foi criado em 1992 pelo jornalista João Monteiro de Barros Filho e, ao longo de sua história destaca nomes ligados a trajetória do Centro de Informação Dom José de Mattos Pereira e com serviços prestados à comunidade em diversas áreas.

O homenageado Sebastião Misiara é presidente do Conselho Gestor da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo. O barretense construiu uma sólida trajetória no Poder Legislativo, onde atuou como vereador por 24 anos, período em que presidiu a Câmara Municipal e ocupou todos os cargos da Mesa Diretora. Foi também presidente do Poder Constituinte Municipal, sendo responsável pela elaboração da Lei Orgânica do Município de Barretos.

À frente da Câmara, idealizou o projeto “Barretos 2000”, que reuniu empresários, acadêmicos e lideranças locais para planejar o desenvolvimento da cidade até 2020 — muitas das propostas transformaram-se em políticas públicas e projetos de lei.

Bacharel em Direito (Faculdade de Direito de Franca) e Pedagogia, com pós-graduação em Direito Constitucional, é também jornalista, professor de Comunicação e Expressão, radialista e comentarista político. Atua há décadas na vida pública, comunitária e institucional, com protagonismo no movimento municipalista.

Foi responsável pela modernização e fortalecimento da UVESP, criando fóruns, seminários e campanhas de impacto nacional, como “Se o cargo é público, por que o voto é secreto?”, que contribuiu para o fim do voto secreto em diversas Câmaras do país. Participou de missões internacionais a convite da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos, levando experiências de gestão pública do estado.

Ao longo da carreira, recebeu diversas homenagens, incluindo títulos de Cidadão Honorário em vários municípios, além de comendas e reconhecimentos pela defesa do Legislativo, da cidadania e do fortalecimento dos municípios.

AGRADECIMENTO

Sebastião Misiara destacou a importância da homenagem da imprensa barretense.  “A honra que recebo com o Troféu Dom José de Matos Pereira tem significados muito profundos na minha vida. Ela vem de uma organização onde comecei, me formei e de onde pude partir para outros caminhos, levando comigo a experiência dos grandes jornalistas de Barretos, entre eles João Monteiro de Barros Filho”, afirmou.

Dom José de Matos Pereira foi o primeiro bispo de Barretos, quando a cidade se tornou sede de bispado e a Catedral do Divino Espírito Santo passou a representar esse novo tempo. Ele participou intensamente da vida da sociedade, realizou um trabalho extraordinário na beneficência e deixou um legado que ultrapassa gerações. Sua santidade é reconhecida, e sua trajetória permanece viva entre os católicos, a Igreja e todos aqueles que têm Deus no coração”, continuou;

“Receber essa homenagem, nesta etapa da vida, é altamente significativo. Por onde passei, por onde cheguei, levei sempre comigo o nome de Barretos, da organização que integro e da Rede Vida de Televisão. É com gratidão e emoção que acolho este reconhecimento”, finalizou.

SOLENIDADE

Tradicionalmente a divulgação do homenageado do Troféu Dom José de Mattos ocorre no dia 29 de janeiro, data de aniversário da Rádio Independente, hoje O Diário Independente FM. A emissora comemora 65 anos neste dia 29 de janeiro de 2026.

A solenidade de entrega do Troféu, em evento filantrópico, é realizada no dia 1º de abril, data em aniversário do jornal O Diário ou em dias próximos, sempre com renda instituições beneficentes.

-