Esqueci minha senha
Secretaria confirma queda nos casos de dengue

Sandra Moreno - 12 de maio de 2026

Secretaria confirma queda nos casos de dengue

Secretaria confirma queda nos casos de dengue

Compartilhar


Barretos registrou uma queda de 94% nos casos positivos de dengue nos quatro primeiros meses de 2026, em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação é da secretaria municipal de saúde.  De acordo com a pasta,  o número de confirmações da doença caiu de 2.653 casos em 2025 para 145 neste ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves, o resultado é fruto de um trabalho antecipado e integrado entre diferentes setores da administração municipal. “Ainda em outubro do ano passado iniciamos as ações para combater o avanço da dengue em 2026, e o trabalho da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores demonstrou resultados eficazes, em conjunto com a Zeladoria e outras secretarias”, destacou.

Apesar da redução nos casos, a Secretaria de Saúde reforça que a situação ainda exige atenção. O número de larvas encontradas nos imóveis aumentou de 7.379 para 9.255 neste ano, indicando que muitos criadouros continuam presentes nas residências.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Barros Pereira, explicou que as equipes têm intensificado as visitas e ações de bloqueio nos imóveis próximos aos casos positivos. “Assim que um caso é identificado, as equipes realizam rapidamente a ação de bloqueio e ampliamos o número de ações no município”, afirmou.

Rodrigo também ressaltou que a colaboração da população continua sendo fundamental no combate à dengue. “Tem sido comum encontrar novas larvas em imóveis menos de 30 dias após a visita das equipes. Se cada morador não fizer sua parte, eliminando água parada dentro de casa e no quintal, os agentes não conseguem impedir sozinhos o ciclo de reprodução do mosquito”, alertou.