Esqueci minha senha
Secretária define o Revelando como a entressafra cultural da região

Sandra Moreno - 17 de maio de 2025

Secretária define o Revelando como a entressafra cultural da região

ATRAÇÕES: Festival tem entrada gratuita até domingo no Recinto

Compartilhar


Marilia Marton destaca papel estratégico da cidade na identidade cultural do interioR

Barretos voltou a ser palco da valorização da cultura regional com a edição de 2025 do Projeto Revelando SP, que, neste ano, reúne representantes de 44 cidades mostrando a diversidade e a tradição paulista. A secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, em entrevista concedida durante o evento, ressaltou o papel de Barretos no fortalecimento da identidade cultural do estado e no avanço da economia criativa.

“Quando a gente se olha, vê coisas que não imaginava que são tão parecidas de um canto ao outro do estado. O Revelando é esse reconhecimento identitário do que é ser paulista, do que é a cultura caipira”, afirmou a secretária.

Em 2024, os eventos culturais no estado geraram uma movimentação estimada de R$ 22,2 bilhões, evidenciando o impacto da cultura como vetor de desenvolvimento. Para Marilia, a descentralização do Revelando SP – que agora percorre cinco regiões diferentes do estado – reforça a sensação de pertencimento dos municípios do interior e promove uma entressafra turística importante.

“Enquanto o rodeio atrai gente do mundo inteiro e Olímpia vira polo turístico nas férias, o Revelando atrai o paulista para conhecer sua própria cultura em momentos mais tranquilos. Isso ajuda a manter a economia local girando”, explicou.

A secretária destacou ainda a importância do apoio das prefeituras para a realização do festival. “Aqui em Barretos, por exemplo, o apoio do município foi fundamental. O Revelando só acontece porque existe essa parceria entre estado e prefeituras.”

Ao comentar sobre o potencial cultural e criativo da região, Marilia foi enfática:“Barretos é um lugar incrível. Aqui tudo o que se planta, se dá. Tudo que se cria, se transforma. É terra fértil de ideias, de cultura, de negócios criativos.”

AGENDA

Neste fim de semana, a secretária cumpre agenda em outras cidades da região: Monte Azul Paulista, Colina, Jaborandi, sábado (17) e Bebedouro, domingo (18). As visitas incluem bibliotecas, museus, escolas e centros culturais, fortalecendo o compromisso da pasta com a descentralização e valorização da cultura em todo o estado.