Segurança da Festa do Peão terá apoio tecnológico
Sandra Moreno - 9 de julho de 2025

SEGURANÇA: Coordenadora Operacional em durante entrevista a O Diário News
Compartilhar
Segundo Major, “Muralha Paulista” será aliada fundamental para os 70 anos do tradicional evento
Em entrevista ao O Diário News, a coordenadora operacional do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major Esther Sewastjanow Silva Santos, falou sobre os preparativos para a segurança da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto.
A oficial destacou que o planejamento já está em curso e envolve todos os setores da Polícia Militar, como logística, inteligência, Força Tática, Cavalaria, policiamento aéreo e efetivos de patrulhamento ostensivo. O trabalho tem como foco garantir a tranquilidade do público em um evento de grandes proporções, que atrai visitantes de todo o Brasil e até do exterior.
Um dos pontos centrais da entrevista foi o uso da Muralha Paulista, ferramenta tecnológica que será aplicada durante a festa para reforçar o controle e a segurança no entorno do Parque do Peão.
“A Muralha Paulista vai ser uma das principais ferramentas que nós vamos ter. Ela nos permite fiscalizar pessoas que, por ventura, estejam entrando no recinto e tenham algum problema com a Justiça, por exemplo. É um apoio de tecnologia que somamos ao nosso trabalho de campo”, afirmou a major.
A Muralha Paulista é um programa de segurança pública do estado de São Paulo que utiliza tecnologia para monitorar e combater a criminalidade em tempo real. O sistema integra câmeras municipais e estaduais com bancos de dados que permitem, por exemplo, a identificação automática de pessoas procuradas pela Justiça, desaparecidas, além da consulta a ocorrências de óbito, veículos furtados ou roubados e outras informações operacionais. A plataforma potencializa a ação da polícia em grandes eventos, como a Festa do Peão, permitindo respostas mais rápidas e decisões mais estratégicas.
Além do reforço tecnológico, a major citou o aumento da presença ostensiva, ações preventivas nos acessos ao município, patrulhamento contínuo na área externa do evento e apoio da Cavalaria e de drones de monitoramento. As forças de segurança também estarão atentas à entrada e saída do público, com patrulhamento especializado e integração com a segurança privada do evento.
O trabalho será reforçado por diversas frentes operacionais da Polícia Militar, com apoio da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança.
Para alinhar todos os setores envolvidos, a Reunião de Planejamento Integrado da segurança da Festa do Peão está marcada para o dia 22 de julho, às 10h, na sede do 33º Batalhão da Polícia Militar, em Barretos.
9 DE JULHO
Durante a entrevista, a major ressaltou a importância do 9 de Julho, data histórica para São Paulo. “É uma data de extrema importância, que representa a luta do povo paulista. Como Polícia Militar, temos orgulho de carregar esse legado e valorizar a memória dos que lutaram pela democracia. É um momento de respeito à história do nosso Estado.”
Nessa data comemora-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, considerada a data magna do Estado de São Paulo.