Esqueci minha senha
Segurança no trânsito é responsabilidade coletiva

O Diário - 22 de agosto de 2025

Segurança no trânsito é responsabilidade coletiva

Segurança no trânsito é responsabilidade coletiva

Compartilhar


Com o início da 70ª da Festa do Peão, o trânsito da cidade e das rodovias da região se intensifica, tornando ainda mais urgente a adoção de medidas de segurança. Barretos se transforma no maior polo de atrações recebendo turistas de todo o país. O aumento no fluxo de veículos e pedestres demanda uma atenção especial.

A segurança no trânsito, especialmente em períodos de grande movimentação, como a Festa, é uma prioridade para órgãos como Detran-SP, DER-SP e Polícia Militar, que atuam em conjunto para garantir a fluidez e a integridade física de todos. A fiscalização rigorosa, com ênfase em blitzes de alcoolemia, reforça uma das principais mensagens da campanha do Detran-SP: "Se beber, não dirija". Esse apelo é fundamental para salvar vidas e evitar tragédias.

Além da fiscalização, ações educativas também ganham destaque. O Detran-SP realiza campanhas de conscientização, promovendo a responsabilidade no trânsito, como o uso do cinto de segurança, o respeito à velocidade e a importância de dirigir com cautela. Contudo, não basta apenas a ação dos órgãos de segurança; é fundamental que cada condutor assuma a responsabilidade por sua atitude no trânsito. O comportamento de cada motorista torna o ambiente mais seguro e a convivência no trânsito mais harmônica.

O esforço conjunto visa proporcionar uma festa segura, onde a diversão não se transforma em dor.