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Superintendente do SAAE pede exoneração e secretária assume cargo interinamente

Adelaide Lavanini - 1 de agosto de 2022

Superintendente do SAAE pede exoneração e secretária assume cargo interinamente

Waldo Villani Junior

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O superintendente do SAAE, Waldo Villani Junior, pediu exoneração do cargo na manhã dsta segunda-feira (1º). Em ofício enviado à prefeita Paula Lemos, o engenheiro argumenta que a partir do dia 10 de agosto reassumirá as atividades acadêmicas e de consultoria junto às instituições nacionais e internacionais.


Segundo ele, outra meta é dedicar integralmente à presidência da ASSEMAE Regional São Paulo. Waldo esteve à frente da autarquia por 19 meses e um dia e o anúncio foi feito às 9 horas aos diretores com a leitura do ofício encaminhado à prefeita Paula Lemos. O engenheiro agradeceu a imprensa pelo tratamento respeito e a atenção com a divulgação dos fatos relativos à gestão da autarquia. A secretária de Governo e Gestão Estratégica, Graça Lemos, assumirá o cargo interinamente.

Leia a íntegra do ofício com pedido de exoneração:

Há exatos 19 meses e 1 dia, me vi entrando nesta cidade para atender ao seu convite, de estar à frente do SAAEB – Serviços Autônomo de Água e Esgoto de Barretos, importante autarquia para a cidade de Barretos, com o propósito de levar qualidade de vida à aproximadamente 123.550 habitantes, sendo responsável pelos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. Serviços básicos imprescindíveis à qualidade de vida para a nossa população.


Encontrei na cidade, uma infraestrutura de saneamento carente de investimento, obras de abastecimento de água inconcluídas, sistemas e equipamentos obsoletos, estrutura institucional e comercial antiquadas que remontavam aos preceitos das décadas de 1980 e 1990. A estrutura funcional do SAAEB era regida por preceitos antigos, pessoas carentes de informação, de oportunidade e principalmente de valorização.


Ao chegarmos encontramos um ambiente de escassez de recursos financeiros, dívida acumulada que beirava R$ 32 milhões de reais, falta de água constante nos meses mais secos do ano, passivo trabalhista e ações judiciais questionando a remuneração funcional dos servidores, e outros problemas de ordem institucional, administrativa e comercial. 


Paralelamente estávamos em um período de recrudescimento da pandemia da COVID 19, em que o SAAEB deveria funcionar ininterruptamente para fornecer seus serviços à população. O planejamento inicial previa a necessidade de 18 a 24 meses para regularizar e mitigar a situação, trazendo o SAAEB para a realidade do século XXI.


Iniciados os trabalhos em 01 de janeiro de 2021, aos poucos fomos renegociando as dívidas, alterando os processos de trabalhos técnicos, administrativos e comerciais. Demos prioridade a adequação dos processos e rotinas comerciais e de atendimento ao público de forma a minimizar a necessidade de atendimento presencial na Autarquia.


A parir de fevereiro de 2021, após o diagnóstico realizado em todas as áreas da autarquia, demos atenção ao planejamento das ações, planos, programas e projetos necessários para os próximos 4 anos da administração Paula Lemos, pautados no programa de governo por ela determinado.Paralelamente fomos regularizando as situações trabalhistas e pagando o passivo gerado anteriormente com o acúmulo de horas extras e bancos de horas acumulados ao longo dos últimos anos. Investimos fortemente na formação profissional dos servidores, através de cursos, palestras e congressos.


A partir de março de 2021, concluído o Plano Plurianual - PPA 2022-2025, bem como demos atenção especial à reestruturação dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana.Investimos em equipamentos e softwares de controle de processos e em equipamentos de monitoramento em tempo real, que nos permite acompanhar o dia a dia dos serviços de forma eficaz e eficiente, implantamos e entregamos em outubro de 2021 um moderno CCO – Centro de Controle Operacional que nos deu a oportunidade de agir de forma rápida e eficaz, proporcionando ao SAAEB, em tempo recorde, a migração para o século XXI.

Implantamos um moderno sistema de monitoramento meteorológico em tempo real, que monitora 22 pontos da cidade e dos distritos de Ibitú e Alberto Moreira, elevando assim ao estado da arte, as previsões de temperatura, humidade relativa do ar, evapotranspiração, volume acumulado de chuvas, pressão barométrica, insolação e quantidade de energia irradiada do sol. Com esses parâmetros monitorados é possível fazer previsão mais apurada do consumo de água e das necessidades de abastecimento.

Passamos o ano de 2021 pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos e não precisamos implantar racionamento ou rodízio no fornecimento de água para a cidade. Retomamos a construção da ETA RIO DAS PEDRAS, projeto que se arrasta desde 2008 e que atualmente encontra-se em fase de montagem dos equipamentos.

Colocamos em operação no ano de 2021 os poços profundo da FEB e do SAN DIEGO, deixados inacabados pela gestão anterior. Em 2022 reformamos o poço profundo do sistema DOM BOSCO (algo que não era feito há 16 anos, quando o correto é a cada 5 anos no máximo). Nesta unidade passamos de uma produção de água de 70 m³/h para 300 m³/h, mais do que triplicando a capacidade do referido sistema.

Com essas ações, integramos aos sistemas de abastecimento de água mais 800.000 litros de água por hora, passando a cidade a contar com um sistema de abastecimento híbrido superficial e de profundidade capaz de fornecer 2.500.000 litros de água por hora. Desta forma, o sistema de abastecimento de água de Barretos é capaz de abastecer uma população de mais de 170.000 pessoas com consumo médio de 200 litros por dia.

Em 06 janeiro de 2022, Barretos foi abatida por uma catástrofe, com uma chuva de 172 mm em 20 minutos, que causou estragos em vários pontos da cidade, onde foram derrubadas adutoras e interceptores de esgoto. O SAAE atendeu prontamente as demandas e realizou várias obras de água e esgoto minimizando os estragos causado pela enorme tempestade. Nestas obras foram recuperadas 750 m de redes de distribuição de água e 1080 m de rede de esgoto, até o momento.

Finalizamos a implantação dos aeradores da ETE DAHMA que propiciará a realização neste ano de 2022 da Festa do Peão sem que aquela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) perca a capacidade de tratamento dos esgotos gerados no parque e possa causar dano ambiental ao córrego.

Realizamos um intenso trabalho de troca e adequação das bombas e instalações elétricas da captação de água dos córregos Pitangueiras e Aleixo, bem como reformamos e adequamos as bombas das ETA´s Pereira e Baroni. Paralelamente fizemos um trabalho de adequação do funcionamento de todo os equipamentos elétricos de forma a minimizar os custos com a energia elétrica. O coeficiente energético passou de 1,62 Kwh/m³ em 2021 para 1,02 Kwh/m³ em 2021 e 1,01 Kwh/m³ em 2022. Essas ações permitiram uma economia com a conta de energia elétrica da ordem de R$ 650 mil por mês, que diante dos aumentos desde o ano de 2021 totalizam mais de 35%, enquanto a inflação medida pelo IPCA foi de 13%.

Com o seu apoio e a boa vontade dos vereadores de Barretos, estabelecemos e implantamos uma nova estrutura organizacional no SAAE e criamos um plano de cargos, carreiras e salários para os seus servidores através da lei complementar nº 517/2022. As oportunidades de crescimento na carreira profissional, tanto almejada pelos funcionários desta autarquia, e consequentemente sua valorização, só foi possível graças ao bom senso dos vereadores, Adilson Bandeira Júnior, Adilson Ventura de Mello, Angelo Tegami Neto, Carlos Henrique dos Santos, Chafei Amsei Neto, Fabrício Aparecido Lemos, Gabriel Felipe Uchida, José Eduardo dos Santos Junior, Luis Paulo Vieira, Luiz Carlos Anastácio, Nestor Leonel dos Santos, Paulo Henrique Correa, Raphael Aparecido de Oliveira, Raphael Silvério de Assis Ribeiro, Ricardo Batista da Rocha, Rodrigo Franco Malaman e Vagner Cleber Chiapetti, em o aprovarem por unanimidade. Meu eterno agradecimento, em nome dos funcionários, a todos os ilustres vereadores.

Com todas essas ações e realizações, o SAAEB está pronto para uma nova fase, mais adequado para as diretrizes nacionais do saneamento básico estabelecidas pela lei federal nº11.445/2007 com as alterações introduzidas pela lei federal nº 14.026/2020, desde que, se dê continuidade ao planejamento estabelecido.

Senhora prefeita, como é de seu conhecimento, possuo extensa atividade acadêmica (tanto no país quanto fora dele), institucional e de consultoria na área de saneamento básico.Terminada a fase pandêmica da COVID-19 os trabalhos acadêmicos e de consultoria retornam a forma presencial requerendo minha atenção, ademais, como é de seu conhecimento assumi a presidência regional da ASSEMAE – Associação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico, regional São Paulo, em maio de 2022, com a missão de reestruturar a associação no estado, bem como prestar assistência aos municípios em face da regionalização estabelecida pela Lei Federal nº 14.026/2020 e regulamentada pela lei estadual nº 17.383/2021. Neste quesito estamos tratando da questão junto ao governo federal e estadual para mitigar os impactos das medidas estatuídas.

Desta forma, minha atuação no SAAEB ficará severamente prejudicada, requerendo a solicitação da minha exoneração do cargo de superintendente a partir do dia 01 de agosto de 2022, uma vez que a partir de 10 de agosto retomo as atividades institucionais, acadêmicas e de consultoria.

Minha gratidão a você pela recepção que sempre me foi dada nesta respeitável casa e à atenção que me dedicou neste período de gestão. Agradeço ao vice prefeito Gustavo Abrão Sasdelli, ao chefe de gabinete Itamar Alves dos Santos e aos secretários José Rodrigues Araújo, José Falleiros de Almeida Filho, Vitoria de Lourdes Toledo Saretta de Oliveira, Paulo Fernando Scannavino, Fabíola de Araujo Correia, Rogério da Silva Teodósio, Elson dos Santos, Maria Adélia Espinha de Lima Bueno, Jéssica Maria dos Santos, Tony Vieira Carvalho, Fernando Oliveira Soares, Letícia Oliveira Lemos, Maria da Graça Oliveira Lemos, Célia Rodrigues, Roberto Arutim, Thyago Santos Abraão Reis, Raul Carlos Paganelli Guimarães, Jorge Roberto Coutinho, Sirlene Martins de Menezes, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio,  Fernando Tadeu de Avila Lima, Kleber Rosa e Andraus Araújo de Lima pelos momentos de convívio e troca de experiências.  

Agradeço a todas as empresas parceiras, destacando a Sanegeo, Seleta, Shalom, LG Poços Tubulares, Target, Embal, Tecnoágua, Signartec e tantas outras que tornaram possível as diversas obras de infraestrutura, reforma, construção e reparos em equipamentos realizadas neste tão curto espaço de tempo.

Todas essas ações não dão à população a grandeza devida, mas com o passar do tempo seus benefícios atingirão todas as residências da estância turística de Barretos, e sem sombra de dúvidas marcará a gestão Paula Lemos, objetivo de todo o trabalho desenvolvido nesta autarquia.

Agradeço à minha equipe de gestão, Carlos Roberto Ferreira, chefe de gabinete da superintendência, Luis Carlos Diniz Buch, diretor financeiro e comercial, Simone Aparecida de Lima Buch diretora administrativa, Tayná Barros Mazer Lucatti, diretora técnica,  Bruno Freitas Ferreira, procurador jurídico,  Aguinaldo Alves Cipriano, corregedor geral, por terem acreditado e confiado em minhas propostas e orientações para que hoje colhêssemos os frutos das equipes comprometidas e bem preparadas que estão sendo dirigidas pelos senhores.

Agradeço ao Milton Figueiredo, assessor de comunicação, por propor projetos socioeducativos tão ricos que encantam e conscientizam os que futuramente serão os gestores deste planeta, as crianças. 

Agradeço a cada um dos servidores do SAAEB pela dedicação e comprometimento à esta casa. Essa mudança de cultura só foi possível porque encontrei em todos e todas o envolvimento necessário à grandes mudanças. A todos, indistintamente, o meu muito obrigado.

Agradeço também a todos os membros do recém-criado Conselho Consultivo da Comunidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos – SAAEB, conselho criado para auscultar e consultar a sociedade civil organizada, nas questões relativas às políticas públicas de saneamento básico, políticas de investimento e políticas tarifárias a serem executadas pela Autarquia, por nos ouvirem e trazerem propostas.Finalmente, agradeço à cidade de Barretos e a sua população, pelo acolhimento e respeito que sempre me dedicaram.

Levo daqui a experiência de um ano e sete meses, cheio de desafios e conquistas.