Esqueci minha senha
“SUStentando” a saúde no Brasil

O Diário - 24 de maio de 2022

“SUStentando” a saúde no Brasil

Isaque Peixoto Ribeiro – estudante do 5º período do curso de medicina, orientado pela profª Patricia Modiano

Compartilhar


Aprovado em 1988 pela Constituição Cidadã, do artigo 196 ao 200, e regulamentado pela Lei 8.080 de 1990, o SUS tem como objetivo trazer um acesso gratuito à saúde de forma universal, com serviços e ações que buscam a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde. É baseado em 3 princípios éticos e doutrinários, conhecidos como universalidade, integralidade e equidade, que procuram garantir o atendimento a todos de forma integral, com suas diferentes necessidades.

Formado por 3 níveis de atenção em saúde, a entrada do usuário no SUS é realizada pelas unidades de Atenção Primária, conhecidas popularmente como “postinhos” e responsáveis por manter um acompanhamento contínuo à população. Outra forma de entrada se dá pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência. Um outro nível de atenção é caracterizado pelos ambulatórios médicos de especialidades, responsáveis por atendimentos ambulatoriais, exames e pequenas cirurgias. Já o terceiro nível é formado pelos grandes hospitais, contemplando cirurgias maiores e internações. 

Além dos serviços de saúde, o SUS também se apresenta através de ações da vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e do trabalhador. Alimentos, medicações, vacinas, qualidade da água, prevenção de riscos ocupacionais e muitos outros segmentos são fiscalizados continuamente por diferentes profissionais, dentro deste grande sistema.

A partir do exposto nos parágrafos anteriores podemos concluir que, seja diretamente ou indiretamente, somos usuários do SUS e necessitamos amplamente dele. Portanto, precisamos fortalece-lo cada vez mais para que demonstre sua importância e amplitude à toda a população de forma completa.