Esqueci minha senha
Tem início 1º Fórum da Consciência Negra com programação até o dia 14

Sandra Moreno - 8 de novembro de 2025

Tem início 1º Fórum da Consciência Negra com programação até o dia 14

LITERATURA: Rafael durante abertura da exposição de livros de autores negros

Compartilhar


A exposição de livros de autores negros, aberta na sexta-feira (7) na Biblioteca Municipal e no Senac, deu início ao 1º Fórum da Consciência Negra de Barretos. A programação segue até 14 de novembro, com 31 atividades gratuitas em vários pontos da cidade, incluindo palestras, cine debates, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais.

O evento é promovido pela Prefeitura de Barretos  por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o tema “Vivências Culturais Negras”. O objetivo é ampliar o debate sobre identidade, inclusão, racismo, educação antirracista e valorização da cultura negra.

A abertura oficial do Fórum está marcada para segunda-feira, 10, às 19h, no Cine Barretos, com palestra do Dr. Kleber Silva, professor da Universidade de Brasília (UNB) e membro da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Ele é natural de Barretos e retorna à cidade para contribuir com o diálogo sobre políticas de igualdade racial.

Segundo Rafael Luís Ferreira, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, a descentralização da programação busca facilitar a participação dos moradores: “37% da população de Barretos se declara preta ou parda. Por isso, levamos atividades para diferentes regiões, fortalecendo a discussão sobre o papel da comunidade negra na cidade.”

Na sexta, além da exposição de livros, houve teatro para estudantes no Cine Barretos e palestra sobre educação antirracista na Escola Estadual Aymoré do Brasil. Neste sábado (8), a programação inclui Cine Debate às 10h no Cemart e Roda de Conversa às 15h no Clube Estrela do Oriente.

A agenda completa está disponível no Instagram @culturabarretos.criativa e no site da Prefeitura. As informações são atualizadas diariamente.

Após o dia 14, as atividades seguem entre 18 e 29 de novembro, com ações das comunidades negras e parceiros, encerrando o Mês da Consciência Negra com temas como representatividade, mídia, saberes tradicionais e acessibilidade.