Esqueci minha senha
Temporal acompanhado de ventos deixa rastro de destruição

Sandra Moreno - 3 de novembro de 2025

estrago chuva

ESTRAGOS: Rua 40 no bairro América devastada pelas águas

Compartilhar


Defesa Civil registra alagamentos, enchentes em córregos e transbordamento de Lagos

ACESSO: Avenida dos Maçons registrou alagamento e precisou passar por limpeza para liberar trânsito; acima avenida Necker Camargos que está em obras com trecho de interdição

Levantamento da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil aponta que o temporal de domingo (2) deixou ao menos 15 pontos de alagamentos, 12 quedas de árvores, três quedas de cabos de energia e sete pontos interditados em Barretos. Em apenas 30 minutos, em alguns pontos, segundo a Defesa, chegou a registrar 80 mm de chuva.

O prefeito Odair Silva e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, André Ponciano, acompanharam as ocorrências e destacaram que o primeiro foco da prefeitura foi o atendimento às pessoas afetadas. “Danos materiais depois a gente contabiliza. A prioridade é saber se tem alguém precisando de ajuda”, afirmou o prefeito.

Os córregos Aleixo e São Sebastião, que formam o Córrego Barretos, tiveram uma de suas maiores vazões, provocando alagamentos em ruas do Centro e bairros próximos. Carros foram arrastados e casas voltaram a sofrer com a água invadindo cômodos inteiros.

Na Rua 40 com a Avenida Luiz Durigan , onde a prefeitura executa obra de drenagem considerada estratégica para a cidade, parte do aterro cedeu com a força da água. Segundo Ponciano, trata-se de execução complexa, com deslocamento de postes profundos para garantir segurança da rede elétrica. O trabalho será retomado assim que houver estabilidade no solo.

A região das Ruas 14, 22 e Avenida 43 e bairros próximos registraram  repetição de enchentes, reforçando a necessidade de desapropriações para ampliação do leito do córrego São Sebastião. “Não há outra alternativa se quisermos solução definitiva”, ressaltou o prefeito.

OUTROS PONTOS

A água de bairros mais altos — como San Diego, Pacaembu e Anastácio — desceu com força para a região dos Lagos, que sofreu transbordamentos. Barrancos desabaram e grandes volumes de areia foram arrastados, agravando o assoreamento. O Secretário de Planejamento destacou que, nas últimas semanas, foi feita limpeza de bueiros e córregos, o que ajudou a reduzir estragos. “Se não tivéssemos feito, o cenário seria bem pior.”

Ponciano explicou que o projeto para canalização do córrego do Barro Branco já está pronto, mas depende de financiamento. “Sem isso, tirar areia agora seria jogar dinheiro fora, porque desceria tudo de novo.”

A chuva também provocou infiltrações no Novo Postão e alagamentos em até seis escolas municipais, onde o sistema de calhas não suportou o volume em tão pouco tempo.

O prédio do Postão ainda não possui entrega formal da obra e, segundo a prefeitura, há apuração jurídica em andamento com a empresa responsável. Ajustes e recálculos  serão necessários.

Odair Silva informou ter recebido mensagem do governador Tarcísio de Freitas ainda na noite de domingo, oferecendo apoio do Estado. A gestão municipal prepara levantamento completo das famílias atingidas para encaminhamento de recursos.

OPERAÇÃO

Ainda na noite de domingo equipes de várias secretarias começaram a atuar em apoio interditando pontos mais críticos, fazendo a desobstrução e outros locais. Agentes do SAAE também atuaram, assim como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A CPFL foi acionada em virtude da queda de postes e interrupção de energia.

A Defesa Civil Municipal informou que foram registrados na cidade dois pontos de inundação (Av. dos Maçons e Av. Centenário da Abolição), 10 pontos de alagamento (Rua Messias Gonçalves, trevo da avenida Rio Dalva com Rodovia Faria Lima, Rua 14 – entre Avenidas 27 e 29, Avenida 9 com Rua 14, Rua 22 – entre Avenidas 39 e 41, Rua 40 – entre Avenida 9 e Av. Eng°. Necker Carvalho de Camargo, Via das Comitivas, Avenida 29 – entre Ruas 14 e 16; Avenida 9 com Rua Peru, Avenida 43 – entre as Ruas 22 e 24), queda de árvores em oito pontos, incluindo duas praças (da Estação e da Primavera) e queda de fios em três pontos (dois na Rua 24 e um no Jardim Caiçara).