Esqueci minha senha
Tenda do acolhimento ICDH é destaque em evento regional

Adelaide Lavanini - 25 de abril de 2024

Tenda do acolhimento ICDH é destaque em evento regional

Tenda do acolhimento ICDH é destaque em evento regional

Compartilhar


A Tenda de Acolhimento desenvolvida em parceria com o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – ICDH, é destaque no Ribeirão Rodeo Music. O local disponibiliza profissionais treinados para atender pessoas que se sintam em risco por discriminação, preconceito, assédio e até crise de pânico.

A tenda é um espaço fechado, com duas salas à disposição, mobiliada para trazer conforto e privacidade a pessoas que, por algum motivo, estejam se sentindo desconfortáveis no evento. A maior parte dos encaminhados à tenda pelas equipes de atendimento médico, brigadistas ou segurança, tem queixas de assédio, percepção de casos de racismo ou ainda ataques de síndrome do pânico. Uma equipe multiprofissional de acolhedores é responsável pelo atendimento individualizado para cada pessoa que ali chega, primeiro ouvindo a queixa com toda a atenção que o acolhimento pede, depois decidindo, junto com a pessoa atendida, sobre qual encaminhamento é o mais adequado para cada situação, se o descanso e recolhimento ali mesmo no ambiente, se a volta pra casa, em que um dos acolhedores acompanha a pessoa até o veículo de retorno, ou ainda se uma queixa formal junto às autoridades policiais de plantão no evento. Cada história ali contada é recebida de maneira única, e guardada sob o sigilo.

A Tenda de Acolhimento do ICDH já esteve presente em alguns dos mais importantes eventos do país, como a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o Jaguariúna Rodeo Festival, o Coala Festival, Caldas Country Show, e, neste ano, na ExpoLondrina.

 A fundadora do ICDH, empresária Denise Marconi, explica que, seguindo um dos propósitos da instituição, “a Tenda do Acolhimento é um espaço seguro, que humaniza o evento e tem um olhar voltado especialmente para o público. Ela é apenas a ponta de um processo de mudança de cultura, pois antes desses eventos começarem a todo um trabalho de conscientização dos profissionais que neles atuam, com palestras de sensibilização e treinamento para que saibam como atuar em casos de assédio, agressão por racismo, homofobia ou outro tipo dos comportamentos que, infelizmente ainda acontecem em nossa sociedade, mas que devem ser combatidos não apenas com a força da lei, mas na raiz do problema, no comportamento das pessoas. A Tenda está na ponta de todo esse trabalho, para uma atuação prática no caso em que ainda aconteçam esses comportamentos, ou em que as pessoas se sintam vulneráveis a eles”, explicou.