Esqueci minha senha
Tom amarelo no contexto barretense

O Diário - 5 de maio de 2024

Tom amarelo no contexto barretense

Tom amarelo no contexto barretense

Compartilhar


Maio é amarelo. A cor dá o tom de alerta para a segurança no trânsito. O lema de agora é “a paz no trânsito começa por você”. No Brasil, os dados mais recentes mostram que entre 2019 e 2023, mais de 142 mil pessoas morreram no trânsito. Em Barretos, foram 84 casos registrados de lesão corporal culposa por acidente de trânsito no primeiro trimestre, sendo 38 em janeiro, 21 em fevereiro e 25 em caso.

A proposta de chamar a atenção da comunidade barretense em todos os bairros, centro e periferia, quer ampliar a segurança, a mobilidade e a defesa da vida. O foco do amarelo de maio de 2024 convida a todos – motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres – a refletir as próprias atitudes nos deslocamentos diários, nas vias e rodovias.

O primeiro passo na direção da paz no trânsito é a gentileza. Atenção plena, cuidado amplo e zelo constante.  O segredo do sucesso está na velocidade pessoal, imediata e eficiente de assumir a responsabilidade de ser o primeiro a fazer o trânsito melhor, mais seguro e fraterno.

O segundo passo no sentido da paz no trânsito envolve a tecnologia. O celular moderno, útil e ágil requer distanciamento na direção. Mandar mensagem simultaneamente ao fazer uma curva, desviar de um buraco ou mesmo o olhar da esquina, provoca todo tipo de sorte e loteria.

Por fim, é preciso considerar as características bairristas, que têm “radar” como fonte de arrecadação, tem guarda deitado pela exigência eleitoral ou política, que ignora a faixa de pedestres e deixa proliferar sem dó nem piedade certos buracos em pontos estratégicos.

O amarelo significa otimismo e alegria, simboliza o sol, projeta a prosperidade e aponta no trânsito o estágio entre o verde e o vermelho.