Esqueci minha senha
Troca de partidos e prazos legais

O Diário - 2 de fevereiro de 2024

Troca de partidos e prazos legais

Troca de partidos e prazos legais

Compartilhar


O cientista político Humberto Dantas aposta que “vai ter trocas de partidos” entre março e abril. A regra vale para todos os municípios brasileiros e, portanto, tudo indica que vereadores barretenses também “aproveitarão” a janela de mudanças. A troca de partidos serve para “ajustar” as tendências dos políticos, os interesses de candidatos e as alianças externas.

O ano eleitoral de 2024 exige o exercício da vocação de fomento da democracia em Barretos. O esforço de despertar os valores éticos e sociais que nutrem o pleito tem algumas características típicas barretenses. Toda campanha eleitoral é jogo de cena, envolve mentira e demagogia. Não tem como evitar, barrar ou negar. A logística de campanha tem suas demandas próprias e nos tempos atuais, envolve intolerância e intrigas da própria sociedade.

Barretos confirma a tendência geral de que os partidos políticos estão cada vez mais enfraquecidos nas cidades do interior. Até mesmo as questões ideológicas e as doutrinas internas são esquecidas, para atender às características específicas dos municípios. Com a tecnologia disponível, a velocidade da disseminação da campanha é ainda maior. Importante observar os prazos legais. Até 6 de abril, todo cidadão que quer ser candidato deve estar inscrito numa agremiação partidária. Sem partido, não pode ser candidato em outubro. É a regra em vigor.

Como não foi aprovada nenhuma mudança na legislação eleitoral em 2023, as regras para eleição de vereador e coligações foram mantidas. A conta do quociente eleitoral e o total de lançamento de postulantes por partido com base no número de cadeiras em disputa estão em vigor para as eleições de outubro de 2024. Ano eleitoral tem disputas, trocas partidárias e mentiras.