Troféu exalta protagonismo da mulher negra em Barretos
Sandra Moreno - 24 de julho de 2025

REPRESENTATIVIDADE: Francielle viu a mãe ser homenageada, recebeu o troféu e hoje coordena evento
Compartilhar

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, Barretos realiza a 7ª edição do Troféu Mulher Negra. A cerimônia será nesta quinta-feira, 24 de julho, às 19h, no North Shopping. Organizado pela Comissão de Igualdade Racial da OAB Barretos, em parceria com o COMIR (Conselho Municipal de Igualdade Racial), o evento reconhece 12 mulheres negras que se destacam em diversas áreas da comunidade. A coordenadora da comissão, advogada Francielle Cristina Fidelis, destaca a importância da homenagem. “O troféu nasceu para reconhecer, dar voz e visibilidade às mulheres negras da nossa sociedade. Quando vemos essas trajetórias sendo valorizadas, inspiramos outras meninas negras a também ocuparem espaços de destaque”, afirma.
Francielle lembra que o evento é inspirado no Dia da Mulher Negra e na figura histórica de Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de resistência. “É uma data muito significativa para nós. Celebrar essas mulheres é celebrar luta, ancestralidade e potência”, diz. A escolha das homenageadas é feita com participação da sociedade, por meio de indicações. “É um evento construído com carinho e afeto. A comunidade reconhece e aponta essas mulheres pelo trabalho e pela inspiração que representam”, completa. A coordenadora estaca o papel da OAB no fortalecimento da pauta racial. “A OAB mostra que essa luta é coletiva. Este evento é para toda a sociedade, e demonstra o compromisso com as causas sociais e com a construção de um futuro mais justo.”
HOMENAGEADAS 2025: Ana Carolina Fidelis da Silva, Ana Paula Febatis, Bárbara Passos, Camila Rocha, Eliana Quirino Chagas, Fabíola de Araújo Correia, Iara Placidina de Carvalho Alves, Jessica Carvalho dos Santos, Juliana Ferreira Adão, Mariana Evangelista da Silva, Maristela Silva Gonçalves e Michelen Karina da Costa Silva.