Esqueci minha senha
UBS registra aumento de casos gripais e médica alerta para vacinação 

Sandra Moreno - 17 de julho de 2025

UBS registra aumento de casos gripais e médica alerta para vacinação 

IMUNIZAÇÃO: Amblessa Marques que é médica de família e comunidade em UBS alerta para vacinação

Compartilhar


A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cecapinha, gerenciada pelo Hospital de Amor, tem registrado aumento significativo na procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais. A informação foi confirmada pela médica de família e comunidade Amblessa Mara Marques, em entrevista concedida ao programa Revista Interativa, na Rádio Independente FM na terça-feira (15).

“Estamos vendo um crescimento no número de atendimentos de pessoas com sintomas de gripe. Muitos desses casos poderiam ser evitados ou ter evolução mais leve com a vacinação”, afirmou a médica. A declaração acontece na mesma semana em que a Secretaria Municipal de Saúde confirmou cinco mortes por Influenza em Barretos, sendo que três das vítimas não estavam vacinadas. O dado reforça a preocupação com a baixa adesão da população à campanha de vacinação.

De acordo com o levantamento atualizado até 15 de julho, apenas 45,3% do público estimado foi vacinado. A cobertura entre os grupos prioritários também é considerada baixa: Idosos: 47,66% (de 22.545 pessoas); Crianças: 37,75% (de 8.180); Gestantes: 48,30% (de 1.031). A médica enfatizou que a vacina não impede totalmente a gripe, mas evita casos graves e internações, principalmente entre os grupos de risco.

“A vacina é fundamental. A gente escuta muito: ‘Tomei a vacina e tive gripe’. Isso é um equívoco. A vacina é feita com vírus morto, não tem capacidade de causar a doença. A imunidade leva cerca de duas semanas para ser ativada. Se a pessoa adoece nesse intervalo, é coincidência ou já estava contaminada por outro vírus”, explicou. Segundo ela, muitos leitos hospitalares estão ocupados por pacientes com quadros respiratórios que poderiam ter sido evitados com a vacina:

“Quando esses grupos de risco não se vacinam, aumentam as chances de agravamento. São justamente esses pacientes que estão sendo internados.”

IMUNIZAÇÃO 

A vacina contra Influenza segue disponível gratuitamente nas UBSs da zona urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e no Postão, das 8h às 12h. A aplicação é para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF, carteira de vacinação e, se possível, o cartão SUS.