Um basta ao descarte irregular de lixo e entulho
O Diário - 9 de abril de 2025

Um basta ao descarte irregular de lixo e entulho
Compartilhar
Infelizmente, o descarte irregular tem causado não apenas impactos visuais, mas também contaminação do solo, proliferação de doenças e morte de animais. É hora de dar um basta.
A colocação é do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Jamal Pereira, sobre a triste situação que se repete em diversas áreas de Barretos: o descarte irregular de lixo e entulho.
Na tentativa de coibir tal prática, o município promete maior rigor na fiscalização dos pontos em que o problema é mais frequente, visando principalmente identificar os responsáveis para aplicação de multas e demais sanções previstas em lei.
Para tal, o poder público pede a ajuda da população através de denúncias diretamente pelas ouvidorias do SAAE (telefone 17 - 3321-5300) ou da Prefeitura (telefone 17 3612-2101 ou WhattsApp 17 3612-2100). As denúncias serão encaminhadas à secretaria, responsável pela apuração dos casos e aplicação das penalidades.
O descarte irregular continua mesmo com o município oferecendo seis “ecopontos” em bairros para o recebimento de resíduos da construção civil em pequenas quantidades (até um metro cúbico), móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados, sobras de poda e recicláveis. Para volumes maiores, os resíduos devem ser levados à Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil, localizada no Distrito Industrial II.
O descarte irregular de lixo e entulho afeta a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, além de gerar impactos econômicos negativos. A conscientização e a implementação de políticas públicas para a gestão de resíduos são fundamentais para mitigar esses problemas. E, de forma concomitante, a penalização, na medida da lei, aos que insistem em tais práticas ilegais.