Esqueci minha senha
Uma mensagem de paz para o povo

O Diário - 26 de abril de 2024

Uma mensagem de paz para o povo

Uma mensagem de paz para o povo

Compartilhar


Dom Milton Kenan assinou com o episcopado nacional reunido na Assembleia 2024 uma mensagem ao povo brasileiro. Em diferentes pontos do documento, aspectos oportunos para os barretenses, uma orientação coerente para a região e uma palavra fraterna e de esperança para crentes, ateus e indiferentes.

- A paz é um imperativo na sociedade do diálogo – sinalizou a mensagem, enfatizando que “o passado recente nos ensina que a busca de soluções para o Brasil passa necessariamente pelo diálogo e pelo entendimento”.

O crescimento do crime, das milícias, do narcotráfico, da violência nas cidades e no campo, do bullying, do vandalismo, do racismo, do feminicídio, do tráfico humano e da exploração sexual de crianças, adolescentes e vulneráveis foram citados pelos membros da CNBB. A Conferência apontou ainda o profundo desafio da realidade dos migrantes, do povo em situação de rua, da população encarcerada. A corrupção, o nepotismo e o tráfico de influência violentam o país.

- Necessitamos construir a paz que nasce na justiça.

Reflexões em torno de política, ecologia, aquecimento global, inteligência artificial, povos indígenas, trabalho e emprego foram incluídos no texto oficial.  

O bispo de Barretos e todo episcopado brasileiro são realistas “diante dos desafios”, mas acreditam “nos sinais de esperança”, a partir de exemplos de “solidariedade concreta, amizade e responsabilidade social. Somente a cultura do encontro pode promover uma sociedade mais justa e fraterna”.

A mensagem da Assembleia 2024 da CNBB completou manifestando confiança na condição de “peregrinos da esperança” e conclamando “o povo brasileiro a somar força na construção de uma única família humana”.