Uma semana de ações contra a dengue elimina 97 criadouros
Sandra Moreno - 11 de janeiro de 2026
DENGUE: Agentes na zona rural vistoriam locais que servem de criadouros
Compartilhar
O início de 2026 acende um alerta para a dengue em Barretos. Logo na primeira semana útil do ano, agentes do controle de endemias intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. Na zona rural, as equipes atuaram nos distritos de Alberto Moreira e Ibitu, na quinta-feira (8) e sexta-feira (9). Em Alberto Moreira, foram percorridos 211 imóveis, com acesso a 153 deles. Os agentes localizaram e eliminaram 46 recipientes com larvas em 22 imóveis. Já em Ibitu, o trabalho alcançou 314 residências, com 223 visitas efetivadas, resultando na eliminação de 47 criadouros com larvas em 21 imóveis. Ao todo, 97 recipientes com focos do mosquito foram eliminados nos dois distritos.
Durante as ações, também foram retiradas três caminhonetes carregadas com materiais sem serventia que poderiam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito.
Além da eliminação de focos, os agentes distribuíram sementes de crotalária às famílias das comunidades rurais. A iniciativa integra o projeto Flor & Vida, lançado em Barretos no último dia 5, que prevê a distribuição de 2,5 milhões de sementes da planta, conhecida por atrair libélulas — predadores naturais do Aedes aegypti.
Na zona urbana, os trabalhos seguem com visitas casa a casa no período da manhã e nebulização veicular de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h, em diversos bairros ao longo da semana. A programação diária é divulgada nas redes sociais da Prefeitura. A orientação é para que os moradores recebam os agentes, façam a vistoria semanal dos imóveis e eliminem qualquer recipiente que possa acumular água. Durante a nebulização, é fundamental manter portas e janelas abertas para que o inseticida atinja o interior das residências. O boletim com os números da doença volta a ser divulgado nesta segunda-feira.
SINTOMAS
Em caso de sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo, músculos e articulações, manchas vermelhas na pele, coceira ou náuseas, a população deve procurar a UBS mais próxima ou a UPA 24 horas.
VACINA
A vacinação contra a dengue também segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses, em todas as UBSs de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. No Postão e na UBS do Vida Nova, a aplicação ocorre das 8 às 12h.



