Esqueci minha senha
Unidade de Ensino tem novo coordenador regional

Sandra Moreno - 24 de janeiro de 2026

Unidade de Ensino tem novo coordenador regional

EDUCAÇÃO: Marco Aurélio assume a URE de Barretos

Compartilhar


A Unidade Regional de Ensino (URE) de Barretos está sob nova coordenação. O professor Marco Aurélio Catto assumiu em janeiro a função após a reestruturação promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em 2025, que alterou a denominação das antigas Diretorias de Ensino para Unidades Regionais de Ensino.

Desde setembro de 2025, a URE de Barretos estava sob coordenação provisória do professor André Luis Marqui, designado em escala de substituição, em razão da saída de Bruno Henrique Bertim. A URE de Barretos atende escolas estaduais em nove municípios — Altair, Barretos, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Olímpia e Severínia — oferecendo apoio pedagógico e administrativo às unidades. A região abrange cerca de 44,2 mil estudantes da educação pública, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, considerando as redes públicas dos municípios atendidos, sem incluir alunos da rede privada.

Embora alguns municípios possuam sistemas de ensino independentes, com gestão direta das prefeituras e secretarias municipais de Educação, eles mantêm parcerias com o Estado de São Paulo. No município de Barretos, a rede municipal atende aproximadamente 10.920 alunos, enquanto a rede estadual soma cerca de 6.400 estudantes matriculados, evidenciando a relevância da URE no suporte às políticas públicas educacionais.

COORDENADOR

Professor da rede estadual desde 2011, Marco Aurélio Catto é de Jaú,  possui experiência também na rede privada de ensino. É formado em Filosofia e Pedagogia, com mestrado e doutorado na área da Filosofia da Educação, além de especialização em Antropologia e Ensino de Filosofia. Em 2018, esteve à frente da Escola Estadual Maria Luiza Zambello, no município de Barra Bonita, onde liderou, juntamente com a comunidade escolar, avanços significativos nos indicadores educacionais do SAEB e do SARESP. Catto também atuou como diretor multiplicador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAPE), nos programas Escola de Gestão e #MultiplicaDiretor.

“Minha visão de mundo compreende a escola como espaço de formação acadêmica, ética e cidadã, onde o conhecimento se articula com valores e com a construção do projeto de vida do aluno, aliados aos projetos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, como o Provão Paulista Seriado e o programa Prontos para o Mundo”, afirmou Marco Aurélio Catto.

Neste início de gestão, Catto acompanha também o processo de atribuição de aulas para o ano letivo de 2026 na rede estadual paulista que segue até 30 de janeiro.  As aulas atribuídas são voltadas ao início do ano letivo, previsto para 2 de fevereiro de 2026.