Esqueci minha senha
Unidades de saúde do município intensificam exames de tuberculose

luis.martins - 22 de abril de 2024

Thatyaine Schiapati, coordenadora do Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, reforçou a importância a realização do exame (Foto: O Diário de Barretos)

Thatyaine Schiapati, coordenadora do Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, reforçou a importância a realização do exame (Foto: O Diário de Barretos)

Compartilhar


Campanha tem apoio de secretaria estadual e alerta sobre a doença

A secretaria de Saúde de Barretos alertou para a importância das pessoas ficarem atentas a casos de tosse persistente. A orientação é que, em caso de tosse há mais de 21 dias, o paciente procure uma unidade básica de saúde para realização de exame. Até o próximo dia 30, é realizada a primeira fase da “Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose”.

Os exames estão disponíveis em todas as unidades, de segunda a quinta-feira, das 7 às 14 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 8 horas. Nos mesmos horários, o exame pode ser feito também no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, localizado à rua Jerônimo Alves Pereira, número 490, bairro Jardim Universitário.

INCENTIVO

A campanha é incentivada pela secretaria estadual de Saúde, visando quebrar a cadeia de transmissão da doença. “As pessoas com sintomas devem procurar uma UBS para fazer o exame, pois é identificando e tratando a doença que a circulação da tuberculose diminui”, afirma Manuela Theodoro Ribeiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

A importância da detecção da doença é reforçada também por Thatyaine Schiapati, coordenadora do Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas.

“Essa campanha visa os pacientes que tem sintomas da tuberculose e ainda não foi feito o diagnóstico. A gente chama de sintomático respiratório, são as pessoas que apresentam tosse por mais três semanas, sudorese ou perda de peso. Orientamos essas pessoas a procurarem são somente o Ambulatório, mas todas as unidades básicas para realizar o teste”, contou.

Os exames preventivos de tuberculose continuam disponíveis durante todo o ano, independente do período de realização dessa campanha. “Mesmo que passar esse período, a população pode procurar as unidades básicas de saúde para realizar o teste”, completou Thatyaine.

POSITIVO

De acordo com a secretaria de Saúde, caso o exame dê positivo para tubercusole, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública. Quando não tratada, a doença pode evoluir para casos mais graves.

PREVENÇÃO

Como meio de prevenção, a secretaria de Saúde ressalta que a vacina BCG protege contra a tuberculose. Após o nascimento, o Postão (ARE I) deve ser procurado para que o bebê possa receber a dose única da vacina.