Esqueci minha senha
Usuários reclamam do novo horário na farmácia de alto custo

Sandra Moreno - 13 de agosto de 2025

Usuários reclamam do novo horário na farmácia de alto custo

MEDICAMENTO: Farmácia de alto custo funciona no prédio da secretaria de Saúde

Compartilhar


Pacientes alegam que o atendimento até às 11h dificulta para quem trabalha e pedem ampliação do horário

Desde julho, a Farmácia de Alto Custo, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no prédio do Vocacional, passou a distribuir senhas para atendimento apenas das 7h30 às 11h, de segunda a sexta-feira. A mudança, segundo alguns usuários, tem dificultado o acesso para quem trabalha ou depende de horários mais flexíveis.

Os medicamentos de alto custo são fornecidos gratuitamente pelo Estado e destinados a pacientes com doenças crônicas, raras ou de tratamento prolongado. Por se tratarem de remédios de valor elevado, não estão disponíveis na farmácia comum da rede municipal e exigem documentação específica para liberação.

Na manhã de terça-feira (12),  a reportagem esteve no local para ouvir a população. Carlos, morador do bairro Santo Cecília, defende que o horário seja ampliado. “Hoje descobri que mudou para as 11h. Eles deveriam aumentar o atendimento, até no período da tarde. Nós também temos fome, temos compromissos, e o tempo de espera é grande”, afirmou.

 Edmilson Pelicano Gomes afirmou que, apesar de considerar o horário adequado para chegar e retirar a senha, o maior problema é a incerteza sobre a disponibilidade dos medicamentos. “A gente chega cedo, pega a senha e espera, mas pode acontecer de, na hora do atendimento, avisarem que o medicamento não está disponível. Poderia ter alguém informando isso logo no início, para evitar perda de tempo”, disse.

Já Antônio José de Brito, morador do Jardim Soares, contou que normalmente chega por volta das 8h30 e sai apenas próximo ao meio-dia. “Tem que chegar antes das 11h para conseguir a senha, mas o atendimento acaba demorando muito”, comentou.

Para Wanda Dutra Barbosa da Silva, do bairro Derby Clube, o atendimento até as 11h favorece quem não trabalha, mas prejudica outros. “Para quem trabalha, seria melhor até o meio-dia. Assim, quem chega às 11h ainda conseguiria a ficha”, opinou.

RETORNO

Em nota a secretaria municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Farmácia de Alto Custo, informou que o horário atual de atendimento ao público é definido de acordo com a carga horária dos servidores, que, em sua maioria, cumprem jornada de 6 horas diárias. Apenas a farmacêutica coordenadora da unidade cumpre 8 horas. Que o período da tarde é destinado a atividades internas, como o recebimento e armazenamento de medicamentos, conferência de documentos entregues pelos pacientes e resolução de pendências. 

“Essas etapas são fundamentais para garantir que todos os processos estejam corretos e que os medicamentos sejam dispensados de forma segura e dentro das normas legais. Sobre a possibilidade de estender o horário de atendimento, reforçamos que a organização atual busca equilibrar o atendimento ao público com as demandas técnicas e administrativas, que não podem ser executadas simultaneamente ao atendimento presencial. Quanto à distribuição de senhas, foi necessário adotar novas regras devido a reclamações recorrentes de pacientes sobre pessoas que retiravam várias senhas para terceiros, gerando quebras na ordem de atendimento. Agora, a entrega de senhas é feita somente mediante apresentação do cartão amarelo do paciente, sendo limitada a uma senha por pessoa. Retirada para terceiros só é permitida mediante procuração, visando garantir justiça e organização no atendimento. Informamos ainda que estão sendo criados novos guichês e que está em andamento o processo de contratação de estagiários para reforçar a equipe, o que contribuirá para a melhoria do fluxo de atendimento. Ainda não há data definida para a conclusão desse processo, mas as medidas já estão em andamento”, encerrou a nota.