Vacante, Diocese de São João da Boa Vista anuncia administrador diocesano
Diocese de Barretos - 7 de abril de 2022

Vacante, Diocese de São João da Boa Vista anuncia administrador diocesano
Compartilhar
No dia 19 de janeiro, o Santo Padre, o Papa Francisco, transferiu o quinto bispo da Diocese de São João da Boa Vista para a Diocese de São José do Rio Preto.
E com a posse de Dom Vilar, no último dia 19 de março, Solenidade de São José, como o sexto bispo de Rio Preto, a partir desta data a Sé diocesana de São João da Boa Vista passou a ficar vacante, ou seja, na espera do anúncio de um novo bispo.
Sendo assim, o Código de Direito Canônico prevê que o Colégio de Consultores Diocesano se reúna no prazo de até oito dias a contar desde o dia em que a diocese entrou no período vacante a fim de eleger um Administrador Diocesano que dirija os trabalhos da diocese interinamente até que o papa nomeie um novo bispo.
O administrador diocesano não tem a função de bispo, ele só tem como o dever preparar a diocese para a chegada do novo bispo.
O Colégio de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista se reuniu no dia 22 de março e elegeu o padre João Cândido da Silva Neto para exercer tal função.
As duas dioceses fazem parte da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto que é dividida em duas sub-regiões. São João da Boa Vista integra o RP1 e São José do Rio Preto, junto às dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, formam a sub-região RP2.
Com informações da CNBB Sul 1