Esqueci minha senha
Vacante, Diocese de São João da Boa Vista anuncia administrador diocesano

Diocese de Barretos - 7 de abril de 2022

Vacante, Diocese de São João da Boa Vista anuncia administrador diocesano

Vacante, Diocese de São João da Boa Vista anuncia administrador diocesano

Compartilhar


No dia 19 de janeiro, o Santo Padre, o Papa Francisco, transferiu o quinto bispo da Diocese de São João da Boa Vista para a Diocese de São José do Rio Preto.

 


E com a posse de Dom Vilar, no último dia 19 de março, Solenidade de São José, como o sexto bispo de Rio Preto, a partir desta data a Sé diocesana de São João da Boa Vista passou a ficar vacante, ou seja, na espera do anúncio de um novo bispo.

 


Sendo assim, o Código de Direito Canônico prevê que o Colégio de Consultores Diocesano se reúna no prazo de até oito dias a contar desde o dia em que a diocese entrou no período vacante a fim de eleger um Administrador Diocesano que dirija os trabalhos da diocese interinamente até que o papa nomeie um novo bispo.

 


O administrador diocesano não tem a função de bispo, ele só tem como o dever preparar a diocese para a chegada do novo bispo.

 


O Colégio de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista se reuniu no dia 22 de março e elegeu o padre João Cândido da Silva Neto para exercer tal função.

 


As duas dioceses fazem parte da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto que é dividida em duas sub-regiões. São João da Boa Vista integra o RP1 e São José do Rio Preto, junto às dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, formam a sub-região RP2.

 


Com informações da CNBB Sul 1