Esqueci minha senha
Vento contrário é para ser enfrentado

O Diário - 8 de agosto de 2025

Vento contrário é para ser enfrentado

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da ABC

Compartilhar


Alguém já viu uma pipa voar a favor do vento? Claro que não! Mesmo frágil como é, de papel de seda e taquara, nenhuma encontra facilidade no exercício de voar, levada suavemente pelas mãos de alguma corrente de vento favorável, nunca. Elas enfrentam e vão em frente, pois tem a determinação de renunciar à brisa do vento calmo e desafiar a tempestade. Como se crescer e subir fosse descobrir em cada vento contrário, uma oportunidade. Como se viver e brilhar fosse ter a sabedoria de ver uma lição em cada dificuldade e preparar-se para confrontá-la.
No fundo, todos deveriam aprender na escola a empinar pipas, pandorgas ou raias. Ou se não fosse na escola, deveria buscar o aprendizado na vida desde cedo. Tal e qual para as pipas, Deus só lhes dá um céu imenso. Isso porque, elas têm condições de alcançá-lo, ainda que seja um sacrifício, lutando com o vento contrário, mas feliz, balançando no ar para lá e para cá.
Assim como para o ser humano, Deus dá sonhos, projetos e desejos quando se possui os meios para realizá-lo. Ele não dá ventos contrários se não se tem condições de encará-los.
De tempos em tempos, deve-se voltar às salas de aula das tardes claras, só para vê-las, feito bandeiras, salpicando o céu azul. Assim, todos compreenderiam que pipas são como pessoas e empresas bem-sucedidas que usam a adversidade para subir às alturas. No contexto de brincadeiras são atividades recreativas, geralmente representadas por desenhos e símbolos que remetem ao seu formato e aparência. Em  literatura e arte, podem ser usadas como metáforas para liberdade, a leveza ou a busca por algo maior e distante. Em contextos mais formais, como gráficos, a pipa pode ser representada por um losango, ou seja, a forma geométrica que melhor reflete a sua estrutura básica. Soltar pipa oferece vários benefícios, desde a socialização e o desenvolvimento de habilidades motoras, até a criatividade e a conexão com a natureza. É uma atividade que estimula a interação social, ensina compartilhamento, colaboração e comunicação, além de promover  criatividade no ato de personalizar as próprias pipas.
Volte a ser criança, empine uma pipa e deixe seus temores desaparecerem com o vento!