VÍDEO: Secretário anuncia melhoria nos índices de saúde em Barretos
O Diário - 12 de abril de 2022
Compartilhar
O secretário Kleber Rosa anunciou as melhorias nos índices verificados em Barretos pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a avaliação da Atenção Primária era de 3,67 no período de setembro a dezembro de 2020 e passou para 6,68 no mesmo período de 2021. "Houve um aumento de 82% na eficiência, registro de informações e comunicação com o Ministério da Saúde", disse.
Kleber Rosa informou que o resultado positivo propiciou o município pleitear as Unidades Básicas de Saúde do bairro Gomes e San Diego que juntas vão atender 12 mil pessoas. Os principais indicadores positivos em saúde estão ligados à redução do número de casos de sífilis congênita, coeficiente da mortalidade infantil, aumento da proporção de partos normais, redução de óbitos maternos e a manutenção da média de casos de internações por causas sensíveis à atenção básica.
PROGRAMA: A Estratégia da Família conta com 17 equipes completas, totalizando cobertura de 68 mil pessoas. Contudo, o total da população cadastrada é de 90 mil. "Fiz um pedido ao Ministério da Saúde para credenciarmos mais duas equipes e atender o excedente da população cadastrada na atenção primária", disse o secretário. Para isso, o município informou dados sobre crescimento da população, demanda justificada pela ampliação das equipes e crescimento imobiliário. "Um grupo técnico deverá avaliar as prioridades, mas é importante destacar a agilidade do Ministério da Saúde e aguardamos os trâmites do sistema público", ponderou Kleber.
MELHORIAS: O secretário confirmou emenda para equipar o novo Postão de Saúde com raio-X digital, aparelhos de Ultrassonografia, de Oftalmologia, dentre outros. "Nosso objetivo é trazer a melhor qualidade de infraestrutura para assistência da população", disse. Na Santa Casa, está prevista a inauguração de uma nova sala de emergência. Já na UPA, a baixa em casos e internações por Covid, possibilitou a desativação do gripário. "A unidade agora está direcionada para outras patologias, mas chama atenção os atendimentos de sintomas da dengue", finalizou.
Leia matéria relacionada ao tema
Estado formaliza convênio para Unidade de Saúde no Vida Nova
Barretos terá unidades de saúde para atender 12 mil munícipes