Esqueci minha senha
Advogado barretense é admitido no pós-doutorado da USP de Ribeirão Preto

Adelaide Lavanini - 28 de outubro de 2023

Advogado barretense é admitido no pós-doutorado da USP de Ribeirão Preto

Advogado barretense é admitido no pós-doutorado da USP de Ribeirão Preto

Compartilhar


Curso terá duração de dois anos com carga horária total de 960 horas de pesquisa

O advogado barretense Luiz Manoel Gomes Junior foi admitido no curso de pós-doutorado da USP de Ribeirão Preto. O tema estudado terá foco no processo coletivo, especialmente na ação de improbidade administrativa, uma das ações mais importantes do sistema coletivo de direitos. “Após quase 20 anos da defesa da minha tese de doutorado pela PUC/SP, pensei que era a hora de realizar uma nova pesquisa em uma instituição de ponta”, disse.


A pesquisa terá como base o dano processual, prejuízo que o processo causa ao réu mesmo ele sendo o vencedor. “É o caso de bloqueio de bens e restrições de direitos, com abordagem, por exemplo, sobre quem irá indenizar o réu quando a ação for ajuizada pelo Ministério Público e o pedido for improcedente”, explicou.

Luiz Manoel Gomes Junior será supervisionado pelo professor Camilo Zufelato. “Considerei o histórico de pesquisa no tema e sua relevância nos cenários nacional e internacional. Ele é certamente um dos mais respeitados pesquisadores do Brasil”, acrescentou. Para o advogado, o pós-doutorado será a oportunidade de estudar mais profundamente um tema relevante e com elevada utilidade pública. “Não há estudos no Brasil sobre a matéria e o trabalho será inédito, pretendo realizar uma pesquisa inovadora”, comentou.


O curso terá duração de dois anos com carga horária total de 960 horas de pesquisa. “Um período de muito trabalho, mas que certamente renderá bons frutos”, finalizou. Para chegar ao pós-doutorado, Luiz Manoel concluiu a graduação em 1993; fez especialização de 1996/1997 e defendeu a dissertação de mestrado em 2001. Cursou o doutorado de 2001 a 2003 e defendeu sua tese em 2004.