Esqueci minha senha
Decreto de situação de emergência permite ações para reconstrução  

luis.martins - 4 de novembro de 2025

Equipes atuaram na limpeza de avenida da Região dos Lagos desde a segunda-feira

Equipes atuaram na limpeza de avenida da Região dos Lagos desde a segunda-feira

Compartilhar


O decreto municipal número 12.492, de 3 de novembro, declara situação de emergência em Barretos, em decorrências das chuvas ocorridas no domingo (2). Em entrevista coletiva, o prefeito Odair Silva lembrou que desde a tarde de domingo a Defesa Civil Municipal atuou contato com o órgão estadual. “Com o decreto, temos autorização, a partir de agora, para tomar atitudes para contratações que sejam necessárias, para desapropriações para que a gente não tenha problemas de perder vidas em uma próxima chuva, também para buscar recursos tanto em nível estadual quanto federal para que a gente possa recompor aqueles prejuízos e para que com este decreto a gente consiga ter um olhar de generosidade às famílias que tiveram suas casas invadidas, que vão precisar de mãos estendidas do setor público”, afirmou.

O prefeito ressaltou que, mesmo com o esforço de gestões anteriores, problemas relacionados aos córregos que cortam a cidade não foram solucionados, sendo necessário um modelo de obra relação a esses córregos, buscando soluções práticas.

O prefeito agradeceu aos secretários e às equipes da Defesa Civil, trânsito, SAAE e das demais pastas do município que se envolveram desde o início nas ações necessárias. Odair observou que, apesar dos prejuízos materiais, não houve feridos e toda a população teve a vida preservada.

POPULAÇÃO

A chuva intensa em apenas meia hora chegou a 75 mm, conforme consta no próprio decreto.; A partir de agora são analisadas pela secretaria de municipal de Planejamento medidas para ampliar a vazão da água no Parque dos Lagos e nos córregos. Em outra frente, as autoridades reforçam a importância de a população colaborar através do descarte de lixo em locais adequados, não deixando materiais de obras sobre a calçada e não fazendo na residência interligações que despejem a água da chuva na rede de esgoto, pois esses fatores contribuíram para o agravamento da situação durante a chuva intensa.

RECOMENDAÇÃO

A Defesa Civil reforça também que a população deve evitar transitar em áreas com risco de alagamento em momentos de chuva, evitar se abrigar embaixo de árvores e, em caso de emergência, ligar gratuitamente para o telefone da Defesa Civil – 199, que atende 24 horas.  

MOBILIZAÇÃO

O decreto, que tem vigência de 180 dias, a partir de 3 de novembro, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre.