Esqueci minha senha
Jovem compartilha história de superação e vê nova chance de recomeçar

Adelaide Lavanini - 22 de abril de 2024

Compartilhar


Barretense Maria Fernanda Paro Miler divulga tratamento nas redes sociais

GRATIDÃO: Maria Fernanda tem 20 anos e agradece apoio da família e Hospital de Amor

A barretense Maria Fernanda Paro Miler teve a vida modificada após diagnóstico de um câncer em 2023. A jovem morava sozinha em São Paulo, cursava faculdade de Relações Públicas e estava feliz com a carreira de atriz após curso de teatro na Escola de Atores Wolf Maia. “Era a vida dos sonhos, tudo correndo tranquilamente e com muitos planos”, disse. Maria Fernanda sentia dores na perna e pensou ser uma distensão devido aos exercícios físicos. “Fiz uma ressonância e o ortopedista me encaminhou para o Hospital de Amor de Barretos, o que preocupou muito toda família”, lembrou.

Chegada

Maria Fernanda entrou no Hospital de Amor dia 30 de agosto de 2023. Ainda foi à Festa do Peão mesmo com dores na perna. Os exames constataram um tumor desmoplásico de pequenas células no rim com metástase no osso ilíaco. “Não sei explicar o que senti, estava com minha vida encaminhada, voltei para Barretos e escolhi ficar”, afirmou. A paciente foi acolhida pela médica Érica Boldrini e equipe no Hospital Infantojuvenil. “Ela foi crucial, teve toda paciência comigo quando estava irritada e entendia todos meus sentimentos”, afirmou.

Tratamento

O protocolo inclui 7 ciclos de quimioterapia, retirada do rim (que já foi realizada), radioterapia e outro ciclo de 7 quimioterapias. Posteriormente, Maria Fernanda ficará um ano em manutenção. “Tive mucosite duas vezes e fui internada, infecção de garganta e dor de barriga, mas estou curada e não existem mais células cancerígenas no meu corpo”, afirmou. Hoje encara a sua história com superação e nova chance de recomeço. “A vida me deu um limão, não vou ficar me lamentando e chorando porque nosso emocional é o que mais conta nessa luta. Vou viver essa vida e aproveitar esse limão para fazer uma limonada”, destacou. A barretense agradece toda equipe do Hospital de Amor que atua de forma humanizada. Segundo ela, o processo de raspagem do cabelo foi dolorido, mas superado com sucesso. “Gostei da ideia do cabelo curto, descolori até que raspei, mas é algo material e vai crescer de novo”, disse.

Partilha

Maria Fernanda mostra em seu “Tik Tok” toda trajetória desde o diagnóstico, medos, incertezas e momentos bons. “Explico como o emocional afeta o físico, as mães me seguem e ficam mais tranquilas”, ressaltou. Maria Fernanda diz que estar nas redes sociais a deixa feliz, já que gosta do mundo virtual e da mídia. “Faço o que gosto, esqueço das químios e das tristezas, mas lamentar não é legal”, ponderou. Quando tudo acabar, a jovem barretense cheia de sonhos não sabe se irá retornar para vida agitada da capital. “Deus me deu esse propósito e me trouxe para perto da minha mãe, é a pessoa que estará comigo em todas as horas”, comentou. “Estou na dúvida se volto para São Paulo ou fico por aqui e crio uma nova história”, finalizou.

Amor de mãe

Luiza Helena Paro destacou a dificuldade de receber o diagnóstico da filha única. “No início ficamos perdidos, mas depois vimos que tem tratamento e que outras mães também sofrem e uma dá força para outra”, afirmou. Para Luiza, a “parada” na vida de Maria Fernanda trouxe a chance da união entre as duas. “Estamos nos fortalecendo como família, ela tem muita força é uma guerreira que luta e não se abate”, comentou.

Redes sociais

REDES SOCIAIS: Os depoimentos e trajetória de Maria Fernanda podem ser conferidos no Tik Tok (mafesmiler); Facebook Mafê Miler e @mafesmiler no Instagram.

https://youtu.be/-_UoQ3IKaZo