Esqueci minha senha
Livro sobre a Comarca é lançado e autores consideram legado para Barretos

Adelaide Lavanini - 26 de abril de 2024

Compartilhar


Historiadora Karla Armani diz que obra presenteia os 170 anos da cidade

https://youtu.be/yzvIeF-u-A0

O livro “História da Comarca de Barretos: 1890 a 2020” foi lançado no fórum e reuniu representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e advogados. A obra escrita pela historiadora Karla Armani Medeiros e o advogado Luiz Manoel Gomes Junior é considerada pelos autores um legado para cidade. A juíza diretora do Fórum, Fernanda Vazquez, disse que o livro presenteia a comunidade jurídica e sociedade. “Nenhuma outra Comarca tem um registro tão detalhado com fontes históricas e pesquisas, um grande legado que deixamos para os barretenses que saberão o contexto de cada conquista”, disse.  O dr. Hélio Navarro integra o livro com registros de sua carreira na magistratura. “O livro perpetua a  imagem da Comarca em uma iniciativa brilhante de todos os envolvidos, eu me emociono de saber a história de tantos colegas”, afirmou.

Historiadora Karla Armani Medeiros

OUTROS RELATOS: O juiz aposentado dr. Moacir Braido comentou da satisfação de fazer parte da história contada em 400 páginas. “Essa iniciativa com tantos detalhes é digna de muitos elogios”, comentou. A promotora Adriana Nogueira Franco contou no livro sua vivência na Comarca.  “É uma satisfação imensa, a história da Comarca é complexa, envolve muitas instituições e pessoas, mas estou feliz em contribuir com o desenvolvimento da cidade”, comentou. O defensor público Fábio Esposto reforçou a importância de a Defensoria Pública estar retratada. “A Defensoria chegou em 2013 e está bem sólida, fazer parte dessa obra é algo que nos deixa felizes e orgulhosos”, ponderou. O juiz Neyton Fantoni Junior comentou que tem orgulho de integrar a obra da editora Riemma.  “É um momento de muita alegria em que testemunhamos a reunião da arte, da cultura e da história  da Comarca que é referência no Estado de São Paulo”, destacou.

Juíza Fernanda Vazquez, Karla Armani e Luiz Manoel Gomes Junior

INÍCIO DE TUDO: A presidente Arany L’Apiccirella lembrou que a ideia do livro nasceu após a exposição dos 90 anos da OAB/Barretos. “É motivo de orgulho saber que tudo começou com um evento da OAB, são 13 décadas retratadas com muito brilhantismo e com detalhes sobre o desenvolvimento Advocacia”, observou. O desembargador do Tribunal de Justiça, Fernão Borba Franco, veio a Barretos especialmente para prestigiar o amigo Luiz Manoel Gomes Junior. “Barretos é uma das comarcas mais antigas de São Paulo e foi ótimo alguém escrever essa históra que também inclui o Tribunal de Justiça”, observou.

Cinegrafista Vinícius Borges, historiadora Karla Armani Medeiros, jornalista Adelaide Lavanini e advogado Luiz Manoel Gomes Junior atuaram na produção do livro

Autores

A historiadora Karla Armani Medeiros revelou sua emoção em entregar à sociedade um livro com fatos marcantes.  “É uma emoção quase indescritível, foi feito com muita responsabilidade, sensibilidade e pesquisa intensa. Hoje a nossa maior felicidade entregar o livro de presente para os 170 anos da cidade”, adiantou.

Juiza Fernanda Vazquez, Karla Armani Medeiros , Arany L'Apiccirella e Luiz Manoel Gomes Junior

 O advogado Luiz Manoel Gomes Junior citou a satisfação em finalizar o trabalho. “É o nosso legado para todos aqueles que virão terem acesso e conhecerem a Comarca. É um legado de contar uma história maravilhosa”, finalizou.  Ao final, um vídeo com os personagens do livro produzido pelo cinegrafista Vinícius Borges com trechos das entrevistas da jornalista Adelaide Lavanini foi exibido para todos os presentes. A obra pode ser adquirida no escritório na Rua 16, número 311. Informações (17) 3322-8777.

Desembargador do TJ Fernão Borba Franco