Esqueci minha senha
Historiadora e advogado lançam livro sobre a Comarca de Barretos

Adelaide Lavanini - 24 de abril de 2024

Compartilhar


Obra com 400 páginas conta história no período de 1890 a 2020

A historiadora Karla Armani Medeiros e o advogado Luiz Manoel Gomes Junior  lançam no dia 26 de abril, a partir das 17 horas no fórum, o livro “História da Comarca de Barretos: 1890 a 2020”. A iniciativa do advogado nasceu após exposição dos 90 anos da OAB realizada no North Shopping. “Comecei a conversar com a Karla sobre a possibilidade de escrevermos um livro sobre a OAB, mas depois analisamos que seria muito restrito aos advogados”, disse. Posteriormente, ambos iniciaram diálogo para sintetizarem em um livro a história do Judiciário, Ministério Público, Advocacia, Defensoria Pública e com envolvimento da sociedade. 


O dr. Luiz Manoel também dividiu a ideia com a juíza diretora do fórum, Fernanda Vazquez, que considerou a obra de extrema importância. “O mais interessante é que não temos só a parte escrita da história, mas testemunhos vivos de juízes, promotores e advogados que contaram os fatos sob a perspectiva deles”, afirmou o advogado. Segundo Luiz Manoel, a intenção é lançar a segunda edição até 2030 para manter viva a história da Comarca. “O mérito é todo da Karla e eu auxiliei a partir da década de 80 quando comecei a trabalhar com o Dr. Otávio Alves Garcia”, ponderou.

Cultura

A historiadora Karla Armani Medeiros considera uma honra escrever a obra a quatro mãos. Para ela, a experiência propiciou conhecer mais do universo jurídico em 11 meses desafiadores de muito trabalho e pesquisa. “A história da Comarca é dividida entre os personagens do Judiciário e Ministério Público e o envolvimento da sociedade que é um dos principais motes do livro”, destacou. A autora adiantou que os leitores poderão apreciar capítulos com teores de cultura, política, artes e desenvolvimento de Barretos e região. “Estou feliz e grata por essa oportunidade e espero que a pessoas apreciem bastante”, finalizou.

Obra

O livro da editora Riemma tem 400 páginas e está dividido em 13 capítulos escritos em coautoria do advogado e da historiadora. Traz em suas páginas fotos e fatos marcantes, especialmente crimes de grande repercussão que envolveram toda a sociedade. As principais fontes de pesquisa foram jornais de Barretos, coleções de jornais antigos de grande circulação no país, fotografias, documentos e entrevistas. A jornalista Adelaide Lavanini participou com trabalho de pesquisa em jornais no período de 1969 até 2020, além de entrevistas com os 15 personagens. As imagens e edição dos vídeos são do cinegrafista Vinícius Borges e podem ser conferidas no www.historiadacomarcadebarretos.com, YouTube youtube.com/@historiadacomarcadebarretos e no Spotify: A história da comarca de Barretos.

https://youtu.be/QGJkAWGI46o