Esqueci minha senha
Nova estação de captação e tratamento é aposta para garantir abastecimento de água

luis.martins - 26 de abril de 2024

Vista parcial das obras da nova estação de captação e tratamento de água (Foto: O Diário de Barretos)

Vista parcial das obras da nova estação de captação e tratamento de água (Foto: O Diário de Barretos)

Compartilhar


A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio das Pedras representa um marco para o abastecimento de Barretos, garantindo a modernização do sistema e a ampliação da capacidade de atender com eficiência às crescentes demandas da população. A colocação é do engenheiro Marcelo Borges, superintendente do SAAE.

As obras da nova Estação foram retomadas pela gestão da prefeita Paula Lemos, no início de 2021, e estão com cerca de 51% concluídas, na área ao fundo do poço da via das Comitivas.

“A ETA não vai atender apenas os bairros que são abastecidos pelo sistema Comitivas, mas contribuirá para os demais sistemas da cidade garantindo uma maior segurança hídrica”, continuou Marcelo. “Esta obra é essencial para superarmos os desafios históricos de escassez de água no município e assegurar um futuro sustentável e próspero para todos os barretenses”, completou.

De acordo com o superintendente, a expectativa é que a nova ETA esteja concluída até fevereiro de 2025, conforme o cronograma do contrato vigente, iniciando a operação em seguida. A capacidade de captação e tratamento está na faixa de 400 a 800 metros cúbicos por hora.

RECURSOS

Com recursos do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da nova ETA tem investimento estimado de cerca de R$ 21,4 milhões. Iniciada na gestão do então prefeito Emanoel Carvalho, o convênio entre o município e o governo federal foi firmado em 2011, com liberação inicial recursos em 2012.

Localizada na confluência dos córregos Rio das Pedras e Rio São Domingos, a nova ETA é considerada como a atualização necessária no sistema de tratamento de água de Barretos.

O projeto visa não só aliviar a carga das estações ETA Pereira e Baroni, mas também modernizar as práticas de tratamento de água, com equipamentos atualizados que asseguram um processo mais eficiente e confiável. A água captada e tratada será direcionada principalmente aos bairros do setor Comitivas, incluindo Los Angeles, Jardim Europa, Jockey, Novo Jockey, Jardim Allah, Santa Terezinha, Jardim São Paulo e Jardim Maria Caputi.

De acordo com o SAAE, a maior parte da adutora já foi executada, com apenas as interligações da captação pendentes. Para a finalização da nova ETA faltam as vedações e acabamentos, hidrossanitário, instalações hidráulicas e elétricas, além de equipamentos de tratamento e bombas.

A estação também incluirá um laboratório para análise da água, seguindo padrões de qualidade.